Relicário
Instalação
3 projeções vídeo sincronizadas, 3 esculturas
gesso e metal
dimensões variáveis
animação digital - CGI
4’20’’ 2K, 16:9, cor
x3
2021
Fotos: Bruno Lopes
Exposição: “After Life” em dupla com Diana Policarpo - Appleton, Lisboa
«...Há sempre um desconforto no confronto das energias, quer sejam elas as primitivas radiações solares da Diana Policarpo, quer sejam os reflexos desses objetos ressuscitados pela luz do vídeo do João Timóteo.
Mas, mesmo em confronto, estas energias não se fundem, elas definem dois limites de um espaço, de uma zona, onde prospera o tempo, o nosso tempo, momento que tem tão de infimamente pequeno, ao lado da vida de um Sol, como de absoluto, na nossa própria existência.
After Life pode, assim, enfrentar a questão dos resquícios das vidas, o que sobra depois da atividade, dos momentos de pensamento e de execução. E como o que de nós sobra será o tempo para outros, tal como o de cada um é o das sobras de outros, que antes de nós também pensaram e executaram.
Desta maneira, poderemos ser quase reduzidos a transformadores de pensamentos e execuções, colhendo os anteriores e deixando novas formas aos que virão, num processo, também ele, em
confronto com os processos de cada um, com mais ou menos intenção de os fazer sobrar para outros a seguir, e assim passarem para a (vulnerável) imortalidade da história, para o "além da vida".
Temos, assim, essa possibilidade de inscrição e, mesmo depois do nosso pequeno momento, deixarmo-nos pensados e executados...»
(excerto folha de sala de João Chaves - After Life)
Appleton podcast:
Link